Este é o júri composto por responsáveis de frota/gestores de compras de viaturas que elegeu, de entre os modelos automóveis concorrentes, os vencedores de cada uma das categorias e votou para o troféu de melhor gestora de frota em 2022.
O júri resultou da nomeação feita pelas seis maiores Gestoras de Frota a operar em Portugal.
A Verizon Connect, empresa especializada em sistemas de localização de veículos e soluções avançadas na gestão de frotas através de GPS, foi novamente patrocinadora oficial dos Prémios Fleet Magazine.
A entrega do prémios aos vencedores decorreu na 10.ª Conferência Gestão de Frotas Expo & Meeting, que aconteceu dia 24 de Novembro, no Centro de Congressos do Estoril.
Tiago Miguel, Gestor de Compras Área de Transporte, CTT – Correios de Portugal
Tiago Miguel transitou do júri da edição 2021 dos Prémios Fleet Magazine.
De acordo com o regulamento, foi o elemento escolhido pela Fleet Magazine para presidente coordenador do Júri.
Viaturas em parque no final 2023:
- 670 Ligeiros de Passageiros
- 1590 Comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2022:
- 28 Ligeiros de passageiros, dos quais 7 BEV e 3 PHEV
- 99 Comerciais, dos quais 64 BEV
Renovações planeadas para 2024:
- 148 Ligeiros de Passageiros, dos quais 25 BEV e 95 PHEV
- 20 Comerciais Ligeiros
Modelo predominante:
- AOV
Desafios 2023 (por ordem de importância):
- Escolhas de modelos/definição de grelhas (face à subida/incerteza dos custos de aquisição)
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Alteração de equipamentos encomenda/entrega
- Negociação com os parceiros (marcas/gestoras, etc.)
- Sinistralidade
- Fiscalidade (incerteza quanto a mudanças ou quanto ao correto aproveitamento de benefícios, etc.)
Desafios 2023 (por ordem de importância):
- Escolhas de modelos/definição de grelhas face à subida/incerteza dos custos de aquisição
- Conversão para Frota Verde
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Negociação com os parceiros
- Sinistralidade
- Fiscalidade
Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo as seguintes alterações na política de frota:
- Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura (período de tempo e/ou quilómetros)
- Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
- Introdução de novas soluções de motor
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
“Os Prémios FLEET MAGAZINE são sempre relevantes e, mesmo num ano com menor disponibilidade de viaturas, continuam a dar oportunidade às marcas de divulgarem novos modelos. Nomeadamente as novas soluções eletrificadas.”
Armando Rodrigues, Gestor de Frota, Grupo Futebol Clube do Porto
Viaturas em parque no final 2022:
- 138 Ligeiros de passageiros
- 14 Comerciais ligeiros
- 3 Autocarros
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2022:
- 63 Ligeiros de passageiros, das quais 59 PHEV, 2 diesel, 1 BEV e 1 com motor a gasolina
Renovações/Aquisições previstas em 2023:
- 35 Ligeiros de passageiros PHEV
Modelo predominante:
- Renting
Desafios/dificuldades sentidos em 2022:
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Fiscalidade
- Escolhas de modelos/definição de grelhas face à subida/incerteza dos custos de aquisição
- Negociação com os parceiros
- Sinistralidade
- Quilometragem a contratar
Desafios/dificuldades previstos para 2023:
- Fiscalidade
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Negociação com os parceiros
- Sinistralidade
- Quilometragem a contratar
Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:
- Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
- Tributação de algumas viaturas na esfera do IRS do utilizador
Avaliação:
“Em relação ao modelo, parece correto o júri ser contactado diretamente para efectuar as marcações dos ensaios das viaturas. De realçar que os dois júris do Norte enfrentaram algum atraso nos contactos e, ao contrário do que aconteceu com outros elementos do Júri, tiveram de se deslocar a concessões para levantar as respetivas viaturas. Quando à experiência, foi de facto enriquecedora, dando a oportunidade de ensaiar marcas e modelos que possivelmente não aconteceria se não estivesse neste projeto. Por isso, o meu muito obrigado pelo convite.”
Frederico Viana, Diretor Supply Chain Management and Procurement, Siemens SA
Em parque no final 2022:
- 550 Ligeiros de Passageiros
- 60 Comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2022:
- 75 Viaturas de passageiros, das quais 80% são PHEV e BEV
- 5 Viaturas comerciais
Renovações/Aquisições previstas em 2023:
- 150 Ligeiros de passageiros
- 20 Comerciais
A expectativa é que cerca de 90% das 170 novas viaturas seja PHEV e/ou BEV
Modelo predominante:
- Renting
Desafios/dificuldades sentidos em 2022:
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Política da Frota. Sustentabilidade da Frota comvista à total eletrificação da mesma em 2030
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Negociação com os parceiros
- Fiscalidade
- Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2023:
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Eletrificação da Frota
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Fiscalidade
- Negociação com os parceiros
- Sinistralidade
Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:
- Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
- Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
- Introdução de novas soluções de motor
- Aumento do número de veículos em frota
- Adoção de outras soluções de mobilidade além do automóvel
Avaliação:
“O modelo em si parece funcionar bem, coordenado de forma eficiente, garantindo condições para avaliar, de forma independente e responsável, os vários modelos em competição nesta edição. No entanto, parece-me algo complicado avaliar, de forma equitativa e equilibrada, modelos de segmentos tão distintos, o que dificulta uma comparação justa entre as várias viaturas. Quanto à importância do evento considero que é muito relevante para os gestores de frota, bem como para o sector automóvel em geral. O envolvimento das marcas é fundamental, mas o processo de levantamento e entrega das viaturas poderá ser melhorado no futuro, de forma a rentabilizar melhor o tempo para todos os intervenientes.”
Hugo Próspero, Fleet Specialist, ClaraNet
Em parque no final 2022:
- 222 Ligeiros de Passageiros
- 19 Comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2022:
- 66 Ligeiros de Passageiros, dos quais 45 PHEV, 5 BEV e 16 com motor de combustão
- 2 viaturas comerciais com motor a combustão
Renovações/Aquisições previstas em 2023:
- 67 viaturas com motor de combustão e 1 viatura PHEV
Modelo predominante:
- Renting
Desafios/dificuldades sentidos em 2022:
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Negociação com os parceiros
- Fiscalidade
- Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2023:
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Negociação com os parceiros
- Fiscalidade
- Sinistralidade
Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:
- Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
- Introdução de novas soluções de motor
- Aumento do número de veículos em frota
Avaliação:
“Os critérios de avaliação exigentes e o facto de o júri ser composto por elementos com vasta experiência na gestão de frotas fazem do evento uma referência para todos os gestores e para as empresas frotistas. Sendo o Júri um representante dos gestores de frota e das empresas é igualmente importante para as locadoras obterem o parecer destes elementos podendo avaliar necessidades de melhoria e possibilidades de crescimento. As marcas têm neste evento a possibilidade de dar a conhecer o seu produto e de demonstrar a utilidade das suas viaturas nas frotas das empresas. Sendo o evento uma referência e uma montra para diversos gestores e empresas, as marcas deveriam ter mais envolvimento e cooperação na disponibilização de viaturas a teste.”
Jorge Campos, Country Manager, Carl Zeiss Meditec
Viaturas em parque no final 2022:
- 16 Ligeiros de passageiros
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2022:
- Não se realizou. Decorre troca total da frota por veículos elétricos ao longo dos próximos 2 anos
Renovações/Aquisições previstas em 2023:
- 8 Ligeiros de passageiros BEV
Modelo predominante:
- Renting
Desafios/dificuldades sentidos em 2022:
- Fiscalidade
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Negociação com os parceiros
- Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2023:
- Fiscalidade
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Negociação com os parceiros
- Sinistralidade
Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:
- Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
- Introdução de novas soluções de motor
- Aumento do número de veículos em frota
Avaliação:
“Muito útil para esclarecimento tanto do Júri como dos restantes membros que este fórum atinge. Algumas marcas com disponibilidade de colaboração e envolvimento muito fraco.”
José Rodrigues, Diretor de Instalações e Frota, Grupo Decsis
Viaturas em parque no final 2022:
- 143 unidades
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2022:
- 14 ligeiros de passageiros, sendo 4 PHEV, 8 bifuel e 2 a gasóleo
- 2 comerciais ligeiros
Renovações/Aquisições previstas em 2023:
- 45 unidades
Modelo predominante:
- Renting
Desafios/dificuldades sentidos em 2022:
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Fiscalidade
- Sinistralidade
- Negociação com os parceiros
Desafios/dificuldades previstos para 2023:
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Fiscalidade
- Sinistralidade
- Negociação com os parceiros
Avaliação:
“Do modo como decorreu, este evento é claramente feito só para um Júri da região de Lisboa. Estando as viaturas disponibilizadas todas em Lisboa, houve uma clara dificuldade na atribuição das mesmas no Porto.”
MARCO GIL, Global Fleet Expert, Rovensa
Viaturas em parque no final 2022:
- 550 Ligeiros de passageiros em todo o Mundo dos quais 120 em Portugal
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2022:
- 60 viaturas ligeiros de passageiros, das quais 1 BEV e 5 PHEV
Renovações/Aquisições previstas em 2023:
- 56 viaturas ligeiros de passageiros, prevendo que 22 sejam PHEV
Modelo predominante:
- Renting
Desafios/dificuldades sentidos em 2022:
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Negociação com os parceiros
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Falta de soluções a gasóleo
- Fiscalidade
- Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2023:
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Negociação com os parceiros
- Falta de soluções a gasóleo
- Fiscalidade
- Sinistralidade
Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:
- Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
- Introdução de novas soluções de motor
- Aumento do número de veículos em frota
Paulo Hermano, Responsável Área de Gestão de Máquinas e Viaturas, Telcabo Telecomunicações e Eletricidade
Viaturas em parque no final 2022:
- 24 Ligeiros de passageiros
- 180 Ligeiras de mercadorias
- 8 pesados de mercadorias e 14 semi-reboques
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2022:
- 80 Ligeiro de mercadorias
- 8 Ligeiros de passageiros, dos quais 5 PHEV e 3 BEV
Renovações/Aquisições previstas em 2023:
- 34 Ligeiros de mercadorias
Modelo predominante:
- AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2022:
- Prazos e disponibilidades no mercado
- Melhor TCO
- Elaboração de grelha de necessidades
- Negociação
- Sinistralidade
- Fiscalidade
Desafios/dificuldades previstos para 2023:
- Prazos e disponibilidades no mercado
- Melhor TCO
- Elaboração de grelha de necessidades
- Negociação
- Sinistralidade
- Fiscalidade
Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:
- Renegociação de contratos AOV
- Alterações na tipologia de viaturas utilizadas
- Introdução de novas soluções de motor
Avaliação:
“Os Prémios Fleet Magazine vêm de uma forma muito interessante promover e potenciar a relação fabricante e consumidor, dado que é com este tipo de eventos que se promove a divulgação e o experienciar de novos modelos. Acabou por ser também uma forma de partilhar e discutir novas ideias e práticas para a cada vez mais urgente transição energética. Para equipa da FLEET MAGAZINE, restantes membros do Júri e aos fabricantes/representantes das marcas agradeço a disponibilidade e profissionalismo demonstrado em todo o processo.”
Paulo Manso, Diretor de frota, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Viaturas em parque no final 2022:
- 112 Ligeiros de passageiros
- 120 Comerciais ligeiros
- 13 Pesados, sendo 10’ de passageiros
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2022:
- 34 ligeiras a combustão e 7 BEV
Renovações/Aquisições previstas em 2023:
- 64 Ligeiros
Modelo predominante:
- AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2022:
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Negociação com os parceiros
- Sinistralidade
- Fiscalidade
Desafios/dificuldades previstos para 2023:
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Negociação com os parceiros
- Sinistralidade
- Fiscalidade
Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:
- Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
- Introdução de novas soluções de motor
- Redução do número de veículos em frota
- Adoção de outras soluções de mobilidade além do automóvel
Avaliação:
“Achei o envolvimento das marcas um pouco aquém do espectável. Não sei se em resultado do contexto global, se das políticas de cada marca ou da falta de disponibilidade de unidades e modelos a testar. Mesmo assim, as entregas para teste correram de modo bastante satisfatório. Os modelos testados espelharam uma boa imagem dos modelos e motorizações do mercado atual, bem como das atuais preferências e ofertas do mercado, nomeadamente veículos ‘mais amigos’ do ambiente.”
Paulo Viegas, Diretor de Suporte e Compras, Grupo Vendap
Viaturas em parque no final 2022:
- 60 Ligeiros de passageiros
- 110 Comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2022:
- 19 Ligeiros de passageiros, dos quais 3 BEV e 2 PHEV
- 16 Comerciais ligeiros
Renovações/Aquisições previstas em 2023:
- 21 Ligeiros de passageiros, dos quais potencialmente 11 BEV
- 25 Comerciais Ligeiros
Modelo predominante:
- Renting e Leasing
Desafios/dificuldades sentidos em 2022:
- Negociação com os parceiros
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Sinistralidade
- Fiscalidade
Desafios/dificuldades previstos para 2023:
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Negociação com os parceiros
- Sinistralidade
- Fiscalidade
Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:
- Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
- Introdução de novas soluções de motor
- Aumento do número de veículos em frota
Avaliação:
“Os PFM consagram o reconhecimento profissional dos melhores produtos de gestão(gestoras) e equipamentos (viaturas). Encaro-os como um indicador de boas práticas de gestão (gestoras) e um impulsionador de produto (gestoras e viaturas). Em 2022, um ano atípico, num contexto de dificuldades crescentes e sem aparente fim à vista, julgo essencial premiar a capacidade de adaptação das gestoras, gestores e fabricantes. A estrutura do concurso, a organização e, principalmente, a partilha de experiências entre os membros do Júri, reforçam o valor do evento. Esta partilha eleva o estatuto do evento devendo ser encarado pelas marcas, gestoras e público-alvo, uma referência. Obrigado pelo convite e parabéns aos vencedores.”
Pedro Duarte, Gestor de projetos e gestor de frota, WONDERCOM, gestão de projectos e equipamentos de informação e telecomunicações
Viaturas em parque no final 2022:
- 94 Ligeiros de passageiros, entre gasolina e diesel, havendo ainda 4 BEV
- 202 Comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2022:
- 13 Comerciais ligeiros
Renovações/Aquisições previstas em 2023:
- 40 Comerciais ligeiros
- 1 Ligeiro de passageiros BEV
Modelo predominante:
- AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2022:
- Negociação com os parceiros
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Fiscalidade
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2023:
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Negociação com os parceiros
- Fiscalidade
- Sinistralidade
Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:
- Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura• Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
- Redução do número de veículos em frota
Avaliação:
“Os PFM são um evento de elevada importância visto que possibilita acesso às novidades das marcas numa ótica de uso e análise das mais-valias do automóvel e não apenas do preço. Esta avaliação ajuda um gestor de frota e possíveis utilizadores a decidir, tendo por base fatores que chegam a eles através desta avaliação. Face aos anos transatos, é de lamentar a ausência de mais marcas e modelos a concurso, restringindo o universo de viaturas, nomeadamente de modelos comerciais.”
Pedro Ernesto, Gestor de frota, DPD Portugal
Viaturas em parque no final 2022:
- 85 Ligeiros de passageiros
- 365 Comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2022:
- 70 Ligeiros de mercadorias BEV
Renovações/Aquisições previstas em 2023:
- 270 Ligeiros de mercadorias, dos quais 80 BEV
Modelo predominante:
- AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2022:
- Fiscalidade
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Sinistralidade
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Negociação com os parceiros
Desafios/dificuldades previstos para 2023:
- Fiscalidade
- Atraso/incerteza na entrega de viaturas
- Sinistralidade
- Escolhas de modelos/definição de grelhas
- Negociação com os parceiros
Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:
- Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
- Introdução de novas soluções de motor