MOVE+, a metodologia de certificação da frota que avalia os concorrentes ao troféu “FROTA VERDE”

O MOVE+ é um processo de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis.

A CERTIFICAÇÃO MOVE+ é de natureza voluntária. Tem por objetivo consciencializar consumidores e agentes para uma política ambiental e economicamente sustentável, a custos baixos e controlados.

A metodologia é aplicada na avaliação dos concorrentes ao Prémio Frota Verde da FLEET MAGAZINE, que teve a SAMSUNG e a BELTRÃO COELHO como vencedores das primeiras duas edições do Prémio Frota Verde.

Pode igualmente ser útil e contribuir para antecipar futuras obrigações no domínio ambiental.

“A metodologia estabelecida pela ADENE, permite identificar e melhorar, em ciclos anuais, as causas que influenciam o desempenho energético e ambiental de uma frota corporativa”, refere Paulo Santos, coordenador do grupo de incubação na ADENE e um dos responsáveis do MOVE+.

“O sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis assenta, por isso, num princípio de melhoria contínua”, adianta o coordenador da ADENE, explicando que a metodologia MOVE+ se divide em 4 grandes áreas: viaturas, condutores, manutenção e consumos.

“Na primeira avaliamos como é feita a gestão das viaturas, a composição da frota por fonte de energia e a classe energética dos pneus. Na segunda, é valorizado o papel do gestor de frota e as suas responsabilidades, a avaliação sistemática da condução e a formação em eco-condução. Na terceira, os cuidados com a manutenção das viaturas e a verificação sistemática da pressão dos pneus. Por último, avaliamos a gestão dos consumos feita pela empresa, mediante verificação da forma como monitoriza os mesmos e acompanha a evolução das métricas de eficiência energética que daí pode obter.”

Paulo Santos aponta os exemplos da Beltrão Coelho, que venceu o prémio “Frota Verde” em 2019 (com classificação energética A), as Águas de Portugal (AdP), a EFACEC e a Câmara Municipal de Lisboa (CML), entre outros processos de certificação que estão atualmente em curso.

“Estas empresas encontram na metodologia MOVE+ um ‘guião’ para melhoria das suas práticas de gestão de frota naquilo que tem influência nos consumos energéticos e emissões de CO2 e poluentes. Achamos também importante que as empresas, que se preocupam com a eficiência da sua frota e são ativas na procura de uma mobilidade mais sustentável, devam poder beneficiar dessa comunicação certificada aos seus clientes, algo que o certificado MOVE+ também permite fazer”, conclui o responsável da ADENE.

Quer candidatar a sua empresa ao Prémio Frota Verde e ganhar um certificado MOVE+? INSCREVA-SE AQUI

Outros artigos